sábado, 28 de abril de 2012

Erliquiose (Herliquiose)

Devido a algumas perguntas, venho postar, para que os seguidores possam compreender melhor o problema.
A Erliquiose é uma zoonose, portanto pode ser transmitida do animal infectado par o humano!!Ocorre por meio da picada da carraça (Rhipicephalus Sanguineus, infectada pela Erlichia canis).
Estamos no período de maior incidência, ou seja desde o inicio da primavera até o  final do verão, onde as condições climáticas favorecem a proliferação dos parasitas externos.
Alguns cães (geralmente adultos) podem não apresentar sintomas.
Sinais Clinicos:

- Fase Aguda: varia de 2 a 4 semanas, febre (39,5 a 41,5ºC), fraqueza muscular, letargia, perda de apetite e pêso, petéquias hemorrágicas, secreções nasais , tremores.
- Fase II: Sub Aguda - pode passar despercebida meses e até anos.
- Fase III- Crônica : Febre 839,5 a 41,5ºC) apatia, perda de peso e apaetite, dores musculares, astenia, aumento do baço, hifema, secreções nasais e oculares, ulcerações nas mucosas, convulsões, opacidade da córnea (perda de brilho dos olhos), edema dos membros, entre outros que podem ser fatal.

O diagnóstico é feito baseado no historial clinico, os proprietários devem  admitir q os animais tiveram parasitas externos (caso tenha-os visto), os testes laboratoriais são utilizados, como o Esfregaço Sanguineo (onde é possivel localizar o parasita no sangue) e o teste da imunofluorescência indirecta actualmente éum dos q tem demonstrado maior confiabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário