terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

5 Conselhos para educar um cachorro

Belinha com seu totó e mto charme......

conselhos úteis na educação do cachorro



Existem inumeros livros sobre o treino de cachorros e esta é apenas uma breve comunicação que pretende proporcionar alguns conselhos, quanto a melhor forma de lidar com um cachorro para o ensinar a ser um cão adulto adaptável e obediente.

1-INIBIÇÃO DE MORDER :tal como todos os animais, o treino deve iniciar-se logo após o nascimento. O cachorro recebe através da mãe lições valiosas, como no caso na inibição de morder, que consiste na capacidade de ensinar o cachorro a limitar a sua força e a frequencia da mordedura. Durante o aleitamento a mãe rosna e se afasta se o contacto for demasiado brusco ou doloroso, como forma de ensinar a cria a ser cuidadosa. O dono deve ensinar que o contacto dos dentes com a pele humana provoca a dor, manifestando por meio de um pequeno grito e ou afastando-se, de forma que o animal perceba que esse comportamento não é permitido. Os cães socializados, mas que ão possuem capacidade de inibição do morder, são inevitavelmente os que se transformam em cães adultos perigosos, não possuem noção da força da mordida.
2- ENSINAR O CÃO A DEITAR-SE: Alguns métodos tradicionais sugerem que o cão deva ser direccionado manulmente para a posição "DEITADO" obrigando-o a manter-se assim e depois oferecer-lhe uma recompensa. Isto pode provocar ressentimento e medo no cão,que associa o comando "DEITADO" a uma acção negativa. Um método mais positivo sugere que o animal deverá adoptar a posição de livre vontade ou ser aliciado com mimos, brinquedos ou snacks, qdo estiver deitado, pode-se então proferir calmamente "DEITADO" e recompensar o animal. Deste modo, o animal associará o comando "DEITADO" em acções positivas. Esse método pode ser iniciado logo que o animal chegar a nova casa.
3-IGNORAR COMPORTAMENTOS NEGATIVOS: Por simples que pareçaem teoria, IGNORAR o cachorro qdo se porta mal é o melhor castigo, nem sempre é fácil por em práctica. Se o cchorro começa aos saltos, normalmente gritam não e o afastam, portanto a reação adequada seria ignora-lo, não olhar para ele. Quando acalmar estiver com as quatro patas no chão, o recompense com mimos, festas ou snacks.
4-EM CASA OU NA RUA SEJA COERENTE:Os cães não conseguem generalizar, por isso um comportamento adquirido em casa poderá não ser o comportamento demonstrado em publico ou na rua. Para que o cachorro se comporte adequadamente numa variedade de locais e ambientes, o dono deverá ensinar-lhe como comportar-se e o que é permitido fazer nesse ambiente, utilizando para o efeito os métodos de treino com reforços positivos mencionados anteriormente. Como criadora sugiro que o mimos e as festinhas sejam na maior parte das vezes a recompensa, pois não podemos andar para toda parte com biscoitos, snacks e brinquedos.
5-ACEITAR O TEMPO QUE PASSA SOZINHO: Inicialmente o dono deve evitar que o cachoro veja a soidão como um castigo!! um cachorro novo é sempre o centro das atenções do agregado familiar mas também deve possuir um espaço proprio. Casotas no interior, canis ou jaulas tem vindo a oferecr uma utilidade crescente para o animal "refugiar-se", jamais deverá ser o espaço apresentado como um castigo!! Nesse espaço sugiro que seja colocada a alimentação, água suficiente, brinquedos, a manta ou a cama, acessorios de mastigação. Para aumentar a sensação de prazer pode ser utilizados como recompensas novos brinquedos, visitas dos donos com mimos e festinhas, permitindo que o animal permaneça calmo e tranquilo.
* é preciso referir que roer é um comportamento natural, e q se não lhe for oferecido um objecto adequado, o animal encarregar-se-á de encontrar qualquer coisa no interior ou exterior da jaula e fazer estragos!!!

Um comentário: